Total de visualizações de página

sábado, 13 de fevereiro de 2016

VOU PARAR DE USAR MULETAS


Duas semanas atrás, finalmente operei meu joelho direito que fazia tempo doia muito por causa de lesão em um dos meniscos. Ao sair do hospital, o médico me disse que eu precisaria usar muletas pelo menos por 15 dias e ontem ele ao me examinar, disse que a partir segunda-feira, não vou mais precisar usar muletas. Fiquei numa felicidade só, pensando como seria bom viver sem muletas...
Ao chegar em casa, como quem não quer nada, comecei a pensar na vida e me dei conta que assim que nasci, minha mãe e meu pai cuidavam de mim, me davam banho, me ensinavam tudo que eu precisava na vida, comer, andar, me cuidar, falar e tudo mais. um apoio diário, contínuo, incansável e eterno.
Me deu uma saudade dos tempo em que tive meu "velho" comigo, mas aos 46 anos ele nos deixou a todos e foi nos apoiar de outra forma. Minha mãe se manteve firme e é minha aroeira até hoje.
Agora sou adulto e eles mais ainda. Até hoje sigo seus exemplos e seus ensinamentos e, alegremente, me dei conta que eles são minhas muletas ao longo da vida, e ainda são até hoje sempre que eu preciso. Não quero nunca ficar sem essas muletas.
Quando entrei no colégio, no primeiro ano primário, minha professora era a Dona Itana, naquela época não se chamava as professoras de tias, e crescemos e aprendemos sem traumas de infância. Para mim Dona Itana era uma sábia, uma enciclopédia ambulante em tempos em que não havia internet, e ela era o meu apoio ao ensinar tudo que eu precisava saber. Foi minha muleta nesses tempos e guardo suas recordações com carinho, dentro do coração, e nunca vou querer ficar sem essa muleta.
Mais tarde, Admissão (só os mais antigos vão saber o que é isto), ginásio, científico e Universidade. Em todos esses lugares havia muletas que me apoiaram na absorção de sabedoria para começar a me tornar o que sou hoje.
Talvez alguém não goste do nome "muletas" e trataria as coisas que tratei aqui com outra nomenclatura, mas em nada mudaria a essência do texto. o que eu quis dizer é que os apoios que tivemos desde que nascemos até agorinha são os pilares de nosso ser.
Mesmo com a alegria que vou ter quando não mais tiver que caminhar com minhas muletas, elas vão deixar saudades porque me fizeram pensar em todas as boas muletas e em todos os maravilhosos apoios que tive na vida, inclusive o seu, que me apoiou acessando o blog e lendo este texto. Obrigado amigo, você também faz parte de minha vida...
No mínimo fica a reflexão que as coisas podem ser boas ou ruins, dependendo da forma como olhamos para elas. As muletas, reais ou abstratas, na ótica pessimista são tudo aquilo que nos incomoda e nos causa dor e limitações e na ótica otimista é o que nos faz ir para frente, e cada vez mais rápido, na medida em que aprendemos a manejá-las da melhor maneira possível. Viva nossas muletas!!!
Escrito por Helio Faria Junior

4 comentários:

  1. Excelente reflexão sobre a vida. A vida é uma dádiva de Deus e, pensando bem, Deus é a nossa eterna muleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade José Pedro, muletas são apoios e DEUS é sem dúvida nosso maior apoio ou nossa maior e contínua muleta...Seus comentários serão sempre bem vindos...Abraço

      Excluir
  2. Perfeita a analise sobre a vida. Sempre precisamos de um apoio, em todos os momentos até nos bons momentos onde dividimos nossas alegrias e nossa felicidade. Muito bom seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo anônimo. O objetivo foi mesmo fazer com que todos reflitam sobre a gratidão, fundamental para a vida em minha opinião. Seus comentários serão sempre bem vindos...

    ResponderExcluir