Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PORQUE SÓ O AEDES???

Faz meses que reflito  sobre as QUATRO palavras  que mais ouvi nesses últimos tempos: DENGUE, CHICUNGUNHA, ZIKA e AEDES AEGYPTI, sendo este último o culpado por tudo, podendo inclusive ser chamado para depor na LAVA JATO.

Fui pesquisar e descobri que além do AEDES que é escuro e rajado, existe um outro pernilongo chamado Culex Quinquefaciatus, ou simplesmente CULEX, que é marrom e também já foi encontrado infectado na natureza com o vírus que causa encefalites, como dos tipos St. Louis, Oeste nos Estados Unidos da América e Venezuelana no Panamá. É também o agente vetor da febre do Nilo Ocidental. 

No Nordeste brasileiro, os mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus são conhecidos como muriçocas e se  reproduzem preferencialmente em águas sujas ou poluídas. Este mosquito safado é aquele que fica zumbindo no ouvido de todo mundo, porque ele é atraído pelo gás carbônico que sai em nossa respiração.

O mosquito Anopheles gambiae é o transmissor da malária e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2010, a malária causou 660.000 mortes em todo o mundo. A doença é transmitida pela fêmea do mosquito do gênero Anopheles.

O interessante disso tudo é que diversos mosquitos transmitem doenças graves que muitas vezes levam os pacientes à morte e isto parece que não tem relevância para nós brasileiros. O negócio é falar mal dos AEDES, combatê-los e elimina-los. Isso está me parecendo o gato escondido com o rabo de fora. 

Evidentemente, esse mosquitinho infeliz tem que ser combatido e eliminado, até porque está pondo em risco  a realização das olimpíadas, o que seria um grande vexame para o Brasil, mas e os outros mosquitos? Será que não está na hora de abrirmos o jogo com a população e criar uma política permanente para combater todos os mosquitos nocivos à vida humana???

Alguém nos últimos meses ouviu alguma coisa sobre combate a outro mosquito que não seja o AEDES? Será possível que com a diversidade enorme de mosquitos que temos em nosso tropical país, apenas um ou dois ou três mosquitos transmitam doenças severas?

Em tempos de hipocrisia social, hipocrisia religiosa e hipocrisia política, dentre outras, fico pensando que as ameaças que pairam sobre nós, nossas famílias e amigos podem ser  muito maiores do que a mídia diz...

Em tempos de frágil e ineficiente tecnologia, conseguimos acabar com a febre amarela e nunca mais se ouviu falar dela. Com toda a tecnologia que temos hoje, não conseguimos acabar com um mosquito. Será que esse dragão é muito maior do que a gente possa imaginar?

Algumas perguntas não querem se calar e se você tiver alguma informação importante, comente. Uma das perguntas é: Por que na  Colômbia tem mais de 5.000 mulheres grávidas com Zika e nenhum caso de microcefalia? Será que o mosquito está só pagando o pato?

Vale tudo para se proteger, usando os repelentes tão propagados ou mesmo as notícias não confirmadas que são tomar cinco gotas de própolis por dia e beber inhame cru batido com água em liquidificador. Mal não faz, vamos nos proteger, principalmente as crianças, usando o velho e bom mosquiteiro...

Escrito por Helio Faria Junior

Um comentário: