Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de abril de 2020

UNIVERSALISMO, UTILITARISMO E O CORONAVIRUS


Quando minha primeira filha nasceu, era também a primeira sobrinha e primeira neta. A levei com dias de nascida a um pediatra que era tido como um dos bam bam bam da pediatria no estado. Ele disse que ela precisava ser operada porque tinha uma pinta cor de rosa no alto da cabeça.

Fiquei em pânico e fui atrás de uma segunda opinião que disse a mesma coisa. Apavorado, segui o conselho de uma futura comadre que me indicou o Dr. Edmar, um médico novo e muito estudioso. 

Ele examinou minha filha, disse que não precisava fazer nada que a pinta iria sumir. Acreditei nele, foi minha escolha e não deixei que operassem minha neném e a pinta cor de rosa de fato sumiu, evaporou...

Você pode me perguntar o que isso tem a ver com o título e eu respondo que em todos os casos precisamos fazer escolhas. Universalismo e utilitarismo são filosofias em que você pode ser simpático a uma ou à outra e assim como no coronavírus é preciso haver muita discussão para se tomar as decisões corretas, sem radicalismos ou ideologias. Com a vida não se brinca.

Tem muita gente despreparada falando que se deve seguir cegamente tudo que diz a OMS - Organização Mundial da Saúde. Em primeiro lugar, durante três semanas a OMS afirmou que o vírus não era transmitido de pessoa para pessoa. Enquanto isso, assintomáticos percorriam alegremente o mundo, de cabo a rabo, contaminando quem viam pela frente.

Aí eu pergunto a você se a OMS tem ou não tem culpa no cartório, se ela pode ou não posar de Madre Tereza de Calcutá com pura inocência e se vale a pena seguir, sem restrições, quem faz uma lambança dessas, não se desculpa e segue vomitando regras mundo a fora. Eu tenho sérias restrições a essa organização.

Em segundo lugar, essa organização não é presidida por um médico e sim por um ex guerrilheiro etíope com forte viés ideológico. Eu prefiro ouvir as opiniões de meus amigos que se preocupam comigo e só querem de fato o meu bem...

Em terceiro lugar, é evidente que o afrouxamento do isolamento social e seu fim vão acontecer. Os problemas são: Quando, como e quem vai conduzir esse processo.

Você gostaria que isso fosse feito por alguém que vende a mãe e a entrega para ser presidente da república...???  Que essa pessoa decidisse entre sua vida ou sua morte...??? Eu não, ainda fico com meus amigos...!!!

Você gostaria que isso fosse feito por um médico que pegou o coronavírus, se tratou, ficou bom e se recusa a divulgar para a população que medicamentos tomou...??? Eu não, ainda fico com meus amigos...!!!

Você gostaria que isso fosse feito por um político que é sistematicamente contra tudo que seu oponente é a favor e sistematicamente a favor de tudo o que seu oponente é contra...??? Eu não, ainda fico com meus amigos...!!!

Então amigos, estamos em uma sinuca de bico e para sair dela é preciso serenidade, inteligência e boas atitudes. Quem sabe de nós somos nós mesmos...!!!

Ao invés de bater boca todos deveriam estar batendo palmas para o ITAU - UNIBANCO que reservou parte importante de seu lucro do ano passado, e colocou à disposição de um grupo de notáveis para decidir o que seria melhor fazer com o dinheiro para minorar os efeitos e aumentar a prevenção ao vírus, ficando o próprio banco fora do processo decisório.  Isso sim é patriotismo, isso sim é brasilidade e preocupação com nossa gente.

Para finalizar, já que o Brasil pagou tantas indenizações e paga tantas pensões para falsos heróis que só sugam o dinheiro público, acho que estava na hora de um desses nossos políticos apresentar um projeto de lei para que sejam pagas indenizações e pensões às famílias de nossos verdadeiros heróis que são os profissionais da saúde que perderam a vida no combate ao vírus. O que você acha...???

Escrito por Helio Faria Junior

2 comentários: