Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2016

INCOERÊNCIAS OLÍMPICAS


Tudo que a gente faz ao longo da vida precisa ser repensado sempre, para corrigir erros e injustiças ou para acompanhar a evolução dos tempos. Se as coisas não mudassem nunca, até hoje as mulheres não poderiam votar nem ser votadas. Seria coerente???

Da mesma forma as olimpíadas precisam se atualizar em alguns critérios, de medalhas principalmente. Se o objetivo é premiar o esforço e dedicação, por que apenas o boxe e o judô merecem ter duas medalhas de bronze. Por que não podemos estender isso para todos os esportes???

Se duas ginastas terminam a final com a mesma nota, poderemos ter aí duas medalhas de ouro ou duas de prata, assim como se dois ou  três nadadores ou corredores tiverem o mesmo tempo na final, todos recebem a mesma medalha. Porque então no futebol e no basquete não tem o mesmo critério e ter mais de um campeão???

Michael Phelps se aposentou com pouco mais de 30 anos e 28 medalhas olímpicas. Como no futebol não tem medalhas para artilheiro, defesa menos vazada, ataque mais positivo, artilheiro e outros, só há uma medalha a cada quatro anos.

Para conquistar 28 medalhas, um jogador de futebol tem que ser campeão precocemente com 16 anos, estar no pódio em todas  as versões e competir com alta performance até os 124 anos. Pergunto a vocês, isso é coerente, isso é humano, isso é possível???

Outra coisa que precisa ser repensada é o cômputo de medalhas. Se uma pessoa conquista uma medalha nos 100 metros rasos, é computada uma medalha. Se onze pessoas vencem o campeonato olímpico de futebol,  ou de outro esporte coletivo, também é computada uma medalha. Isso é justo??? Isto é imutável???

Tem pelo menos mais um aspecto que poderia mudar para dar mais felicidade aos atletas e aos países. Por que não podemos ter cinco lugares no pódio, com medalhas de níquel e zinco, por exemplo???

Para concluir, temos mais um assunto polêmico: Li uma reportagem dizendo que o Brasil investiu mais de 120 milhões de reais na natação e não tivemos nem uma única medalha em piscinas nessas olimpíadas. Será que não devemos investir mais e melhor nos esportes???

Os EUA ganham um monte de medalhas em todas as olimpíadas e não tem Ministério dos Esportes. Quem está certo, nós ou eles???


Escrito por Helio Faria Junior

Um comentário:

  1. Helinho, acho que, como em tudo referente ao ser humano, o investimento tem que começar lá na infância. Investir em cima da hora é jogar dinheiro fora. Gostei da crônica, parabéns.
    Ana Lucia Tovar

    ResponderExcluir