Total de visualizações de página

domingo, 22 de julho de 2018

E O FUTEBOL SE DETERIOROU...

Talvez por ter jogado Rugby por muito tempo, e para os que não sabem, cheguei a ser campeão brasileiro pelo Nicterói, é que acabei ficando muito crítico com relação ao futebol praticado no mundo, que na minha ótica é cada vez pior, a começar pelas medíocres arbitragens.

Temos inclusive a nociva proteção dos comentaristas de arbitragem que incitam a violência cada vez mais. O jogador vem por trás, dá um rapa no atacante, o derruba fazendo dar um 360° no ar e cair desorientado no chão, igual um saco de batatas, mas tocou primeiro na bola. Isso não é considerado por eles como falta. Para mim é crime.

Todo mundo em campo fala com o juiz, se xingam e às vezes se agridem e não acontece nada. Meus amigos, jogador que dá um pontapé no outro, tinha que ser expulso direto e pegar severa pena. Jogador que pede cartão amarelo para outro jogador, deveria, ele sim, receber o amarelo. Técnico ou qualquer elemento do banco que tiver qualquer atitude para denegrir o árbitro ou sair da área técnica, tinha que ser imediatamente expulso.

Agressões verbais acontecem em todas as partida e ninguém é punido. Vocês já viram algum jogador tomar um amarelo ou ser expulso porque xingou a mãe de um companheiro...??? Vocês já viram algum jogador ser expulso porque partiu para cima de um adversário e foi contido pela turma do deixa disso...??? Claro que não, mas no instante que isso começar a acontecer, a palhaçada acaba...

Tem muita gente que vai dizer que essas coisas vão tirar a graça do futebol e que o importante é a malandragem. Vocês concordam com isso...??? Avalie outros esportes onde não há malandragem e veja se eles perderam a graça ao longo do tempo. 

Tem outras coisas que me chamam muita atenção ao tempo que me decepcionam. No final da década de setenta, se não me falha a memória, os africanos só jogavam na África e levavam pancadas o jogo todo e a maioria da vezes nem caiam. Hoje em dia, se alguém espirrar perto de um jogador desses ele cai no chão, rola e berra e assim que percebe que seu "agressor" levou um cartão, levanta como se nada tivesse acontecido e ainda vai bater a falta. Pergunto a vocês: Esse jogador não deveria ser punido também. E por que não o é...???

Outro fato que me chama muita atenção é a contaminação da passionalidade a algumas seleções, antigamente chamadas de frias. Vocês lembram o que aconteciam com alemães ou russos quando perdiam um jogo...??? Saiam de campo civilizadamente e, sérios, muitas vezes cumprimentavam os adversários e se dirigiam ao vestiário. Hoje em dia, se contaminaram e choram, se jogam no chão e precisam de consolo dos companheiros. Que coisa ridícula...

Vocês já imaginaram se um jogador de xadrez desse um pontapé no adversário que ganhou dele e se jogasse no chão chorando...??? Do jeito que a coisa vai já já isso acontece...


Escrito por Helio Faria Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário