Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ESBÓRNIA INSTITUCIONAL


Amigos, se houvesse eleições diretas para Ministro do STF, o Ministro Marco Aurélio Mello não teria o meu voto porque temos pensamentos completamente antagônicas, mas daí a descumprir uma decisão liminar de um ministro é transformar o país em uma taverna.

Trabalhei por mais de 30 anos em uma instituição pública onde um dos lemas era o seguinte: "Decisão judicial, primeiro se cumpre e depois se discute" e por toda a vida vi decisões judiciais, algumas absurdas em minha opinião, serem cumpridas, inclusive com demissão de colegas. Mas jamais vi um único descumprimento.

Primeiramente vimos o presidente do Supremo Tribunal Federal rasgar a constituição avalizando a decisão de não cassar os direitos políticos da ex presidente Dilma. Fico me perguntando: A constituição á nossa lei maior e quem descumpre a lei merece punição, certo? Nessa linha de raciocínio. qual foi a punição dos comandantes desse crime. Renan Calheiros e Ricardo Lewandowski???

Não quero que você responda imediatamente a essa questão, apenas que reflita sobre o assunto por que eu estou ficando cada dia mais angustiado e sem saber para quem reclamar, vendo o país ser comandado por pilantras corporativistos.

Na sequência, a mesa diretora do Senado Federal se reúne e divulga ao país que não vai cumprir uma decisão judicial e vai manter Renan Calheiros na Presidência do Senado até a votação em plenário da liminar. Isso acabou comigo por que eu, em minha inútil postura de cumpridor das lei, vi que passei a vida errado. Seguindo a decisão do Senado, o novo lema de minha empresa deverá ser a partir de agora: "Decisões judiciais, se cumpre quando nos interessar, quando não, as ignoramos e fim de papo".

Gente, descumprir uma decisão judicial é crime e para os comuns dos mortais dá cadeia sem choro nem vela. Mais uma questão surge de minha pobre e estúpida mente: Se a mesa do Senado cometeu um crime, e eles são mortais como nós, deveriam todos ir para a cadeia, certo???

Não responda, não responda, apenas reflita muito por que você corre o risco de cair na vala comum em que me encontro solitário concluindo, no ocaso da vida, que o correto é essa esbórnia institucional e o errado sou eu, ou quem sabe, nós!

Para fechar com chave de ouro, o STF vota pela permanência na Presidência do Senado de um cidadão que tem quase uma dúzia de processos na casa e já se tornou réu, mas retira, com base em uma constituição que não a nossa, o direito de ocupar a Presidência da República interinamente que até então era um direito constitucional.

Se o Renan tivesse uma gota de vergonha na cara, já teria renunciado há muito tempo, mas se esqueceram deste tempero quando o fizeram. Pensem comigo, manter esse cidadão na Presidência do Senado não é um estímulo à corrupção, à pilantragem e ao corporativismo de boteco???

Não responda, não responda...

Escrito por Helio Faria Junior

6 comentários:

  1. Como você mesmo disse, eu aprendi isso também: Primeiro cumpre a lei, depois discute o mérito.....temos vergonha de ser brasileiro.....

    ResponderExcluir
  2. Helinho, como sempre perfeito nas suas colocações.
    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe. Mas respondo sim. Lugar de pilantra é na cadeia. Leu meus pensamentos. Obrigado pelo texto, querido Helio.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... Em que pese mem todos serem pilantras (sim, penso isso mesmo... Outros são calhordas!!), isso que acontece parece inacreditável... Mais o pior é que esta acontecendo!!! Ótimo texto Hélio!!!

    ResponderExcluir